Artigo Interessante sobre a GOOGLE

Google Inc. (NASDAQ: GOOG) é o nome da empresa que criou e mantém o maior site de busca da internet, o Google Search. O serviço foi criado a partir de um projecto de doutorado dos então estudantes Larry Page e Sergey Brin da Universidade de Stanford em 1996. Este projecto, chamado de Backrub, surgiu devido à frustração dos seus criadores com os sites de busca da época e teve por objectivo construir um site de busca mais avançado, rápido e com maior qualidade de links. Brin e Page conseguiram seu objectivo e, além disso, apresentaram um sistema com grande relevância às respostas e um ambiente extremamente simples.

Uma das propostas dos criadores do Google era ter uma publicidade discreta e bem dirigida para que o utilizador perca o menor tempo possível, sem distrações.

A escolha do nome

O nome Google foi escolhido por causa da expressão googol, que representa o número 1 seguido de 100 zeros, para demonstrar assim a imensidão da Web.

A expressão googol surgiu de um fato um tanto curioso, o matemático Edward Kasner questionou o seu sobrinho de 8 anos sobre a forma como ele descreveria um número grande – um número realmente grande: o maior número que ele imaginasse. O pequeno Milton Sirotta emitiu um som de resposta que Kasner traduziu por “googol”. Mais tarde Kasner definiu um número ainda maior: o googolplex.

Veja os derivados do nome googol:

* Googolplex: é o nome do conjunto de construções de trabalho e moradia do Google, em Mountain View (Googleplex) – Califórnia. Este termo também vem da matemática e é algo como 10^{10^{100}}, que seria 10 elevado a (10 elevado a 100) ou 10 elevado a googol.

* Googolduplex: como quando alguém se refere a um dos complexos de moradia do Google; Este termo, voltando à matemática, se refere a 10^{10^{10^{100}}}, ou 10 elevado a (10 elevado a (10 elevado 100)), ou mesmo 10 elevado a googolplex.

Alguns recursos do buscador Google

A quantidade de informações na Internet é tão grande e diversificada que é praticamente impossível encontrar tudo o que se precisa sem o uso de um mecanismo de busca. Existem ferramentas de busca muito boas na Internet, como o Altavista, o AlltheWeb, o Yahoo e o MSN. No entanto, nenhum desses sites consegue ter a amplitude do Google. Existem boas razões para isso.

O Google atualiza sua base de informações diariamente. Existe o crawler Googlebot, um “robô” do Google que busca por informações novas em tudo o que for site. Isso é realmente interessante porque cerca de aproximadamente 4 dias depois de uma matéria ser publicada em um site já é possível encontrá-la no Google. Outros mecanismos de busca também possuem crawlers, mas eles não são tão eficientes em termos de atualização e de classificação de informações.

Outra razão para o sucesso do Google é o sistema PageRank. Trata-se de um algoritmo desenvolvido pelos próprios fundadores do Google – Larry Page e Sergey Brin – na Universidade de Stanford, que atribui uma pontuação (um PageRank) a páginas web, de acordo com a quantidade e a qualidade dos links (externos ou internos) que apontem para ela; o PageRank é um dos factores de maior peso na definição do ordenamento das páginas apresentadas pela Google. Em outras palavras, quanto mais links existirem apontando para uma página, maior é seu grau de importância no Google. Como conseqüência, essa página tem maior probabilidade de obter um bom posicionamento nas buscas, pois o PageRank indica que a comunidade da Web (por meio de links) elegeu aquela página como de maior relevância o assunto pesquisado. Além disso, o Google analisa os assuntos mais pesquisados e verifica quais sites tratam aquele tema de maneira significativa. Para isso, ele checa a quantidade de vezes que o termo pesquisado aparece na página, por exemplo.

* Google disponibiliza ainda um recurso extremamente útil: o de “Em cache”. O Google armazena quase todas as páginas rastreadas pelo Googlebot e permite que esse conteúdo seja acessado mesmo quando o site original não está no ar. Por exemplo, suponha que você fez uma pesquisa e ao clicar em um link que aparece na página de resultados você constatou que aquela página não existe mais. Se você clicar em “Em cache”, um link que fica junto a cada item disponibilizado na página de resultados, você acessará uma cópia daquela página que está armazenada no Google.

Outros dois factores importantes são a simplicidade e clareza. A combinação desses itens foi trabalhada desde a concepção do Google. Devido a isso, é possível acessar um site leve, sem poluição visual e cujas opções são facilmente localizáveis. o Google é capaz de realizar buscas em mais de 300 tipos de arquivos.

* O Google oferece, além de seu tradicional mecanismo de busca, vários outros serviços, como o Google News, o Orkut, o Froogle, o Gmail, o Google Talk, o Google Earth, entre outros.

* Para saber de algumas novidades que estão para vir ou para saber quais os principais projectos em que o Google trabalha atualmente, basta visitar o Google Labs.

Dicas para uso do buscador Google

Quem sabe aproveitar todas as opções do Google certamente encontrará o que deseja, por mais complexo ou por mais desconhecido que o assunto seja. Se os recursos certos forem usados, as chances de encontrar algo que seja interessante à pesquisa aumentam consideravelmente.

Cálculos

Fazer cálculos no Google é simples. Digite, por exemplo, 2 + 2, 18 * 3, 14 / 8 ou 4 − 3 e veja o que acontece. O Google consegue realizar desde operações básicas até as mais complexas. Basta digitar o tipo de cálculo desejado. Veja a lista:

* 5 ^ 3 —> faz 5 elevado a 3 (53)
* sin(45 degrees) —> faz o seno de 45 ł
* tan(45 degrees) —> faz a tangente de 45 ł
* cos(45 degrees) —> faz o cosseno de 45 ł
* sqrt (90) —> faz a raiz quadrada de 90
* ln (13) —> faz o logaritmo base e de 13
* log (1,000) —> faz o logaritmo base 10
* 50! —> faz o fatorial de 50
* 4th root of 64 —> faz o cálculo da quarta raiz de 64 łł

ł O degrees não é obrigatório. Digite-o somente quando desejar o valor em graus. Sem o degrees, o valor é fornecido em radianos.

łł Para 1, deve-se usar st em vez de th. O mesmo vale para 2, onde deve-se nd e 3, onde deve-se usar rd. Para 4 e os demais números, deve-se usar th.

Você não precisa usar cada operação por vez. É possível criar uma equação. Por exemplo, (14 + 554) * ln(13) / tan(90) + 1. O Google dará como resultado − 729.197942.

Conversões

É possível fazer conversões no Google.

Veja a lista de conversões:

* 50 miles in km
o Faz 50 milhas em quilômetros
* 10 kg in lb
o Faz 10 quilos em libras
* 30 cm in ft
o Faz 30 centímetros em pés
* VI in arabic numerals
o Transforma VI em número arábico (o que utilizamos hoje em dia)
* 2004 in roman numerals
o Transforma 2004 em números romanos
* 9 hours in minutes
o Transforma 9 horas em minutos
* 365 days in hours
o Transforma 365 dias em horas

Em todos os casos, é possível que você faça as operações de modo contrário. E há outras conversões. Basta saber os nomes das medidas em inglês e experimentar no Google. No lugar dos valores, você pode usar equações. Por exemplo, 10/5+459 in roman numerals. O Google mostrará CDLXI. Outra maneira de fazer este tipo de conversão é escrevendo em formato de pergunta a medida desejada, em inglês, como nos exemplos abaixo:

* How many cm are in 40 km?
o Quantos centímetros há em 40 km?
* How many miles are in 9041 cm?
o Quantas milhas há em 9041 centímetros?
* How many hours are in 8 days?
o Quantas horas há em 8 dias?

Operadores Avançados

Algumas dicas que servem para a maiora dos buscadores, incluindo o Google, é usar apenas palavras chaves na sua busca, ao invés de buscar, por exemplo, Golpe do Estado busque por Golpe Estado. O Google e alguns poucos outros tem uma melhor vantagem, ele faz um filtro de busca, retirando informações pequenas, como de, da/do, com, dessa forma não é totalmente necessário fazer o filtro manualmente, porém a pesquisa pode se tornar um pouco mais rápida.
Função Exemplo Descrição
Pesquisa Exata “Google Search” Procura pela ocorrência EXATA (com as palavras agrupadas) de Google Search.
Filtrar Resultado Google -Search Filtra o resultado removendo todos os que possuem Search como resultado.
Busca Alternativa Google ( Search OR Groups ) Procura tanto por Google Search quanto por Google Groups, você pode usar | ao invés de OR.
Curingas “Google * tem ótimas opções” Troca o asterisco por uma palavra ou frase desconhecida.
Procurar num Site Google site:pt.wikipedia.org Procura pela palavra Google no site pt.wikipedia.org.
Buscar por tipo de arquivo Google filetype:PDF Procura a palavra Google em arquivos com extensão PDF.
Combinar Informações filetype:PDF site:pt.wikipedia.org Procura por arquivos de extensão PDF no site da pt.wikipedia.org.
Buscando pelo URL inurl:wikipedia Procura wikipedia no URL do site.
Buscando pelo Texto intext:wikipedia Procura pelo texto wikipedia no conteúdo do site, você pode simplificar este uso digitando somente wikipedia.
Buscando Conceitos define:Wikipépia Define a palavra Wikipédia.
Palavras Chaves keyword:wikipedia Procura na METATAG do site por Wikipédia isto algumas vezes podem ser mais funcional.
Cache Cache:www.google.com Vê a página http://www.google.com em cache.
Titulo intitle:google wikipedia Procura páginas que tenham google e/ou wikipedia no título da página.

Busca por sistema operacional

O Google tem páginas para sistemas operacionais. Assim, se você é usuário de Linux ou Mac, por exemplo, poderá buscar assuntos específicos para esses sistemas. Veja lista de páginas:

* Google para Palm – http://www.google.com/palm
* Google para Linux  – http://www.google.com/linux
* Google para Mac  – http://www.google.com/mac
* Google para Windows  – http://www.google.com/microsoft
* Google para FreeBSD  – http://www.google.com/bsd

Ainda existe o Google específico para o governo dos Estados Unidos, batizado Uncle Sam:

* Google para americanos – http://www.google.com/unclesam

A resposta para a pergunta fundamental da vida, o universo e tudo mais

O Google também é capaz de encontrar a resposta para a pergunta que assola a humanidade desde que os homens perceberam que descer das árvores não havia sido uma boa idéia (assim como relógios de pulso). Basta que se pesquise pelo seguinte verbete:

the answer to life, the universe and everything (a resposta para vida, o universo e tudo mais).

Você irá encontrar a clássica resposta da série de livros O Guia do Mochileiro das Galáxias, de Douglas Adams.

Curiosidades

* A empresa Nielsen//NetRatings que mede a audiência de sites em 11 países divulgou no ano de 2005 uma relação de usuários de sistemas de buscas. O Google se encontra em primeiro lugar com 153 milhões no mês de agosto, contra 150,6 milhões do MSN e 146,5 milhões do Yahoo!.

* Actualmente o Google é o terceiro site mais acessado do mundo e o quarto no Brasil, ficando somente atrás dos portais UOL, IG e Terra.

* A 11ª edição do dicionário em inglês Merriam-Webster’s Collegiate Dictionary passou a classificar a palavra “google” como um verbo transitivo cujo passado é “googled”. Segundo a definição, Google significa “usar a ferramenta de buscas Google para obter informações na world wide web”.

Atuais serviços de busca

* Google Search – http://www.google.com
* Google Imagens – http://images.google.com
* Google Groups – http://groups.google.com
* Google News – http://news.google.com
* Google Code Search – http://www.google.com/codesearch
* Google Diretório – http://www.google.com.br/dirhp?hl=pt-BR
* Google Local – http://local.google.com
* Google Video – http://video.google.com
* Google Print – http://print.google.com
* Google Suggest – http://www.google.com/webhp?complete=1&hl=en
* Google Catalogs – http://catalogs.google.com
* Google Blog Search – http://blogsearch.google.com
* Google U.S. Government – http://www.google.com/unclesam
* Google Linux Search – http://www.google.com/linux
* Google BSD Search – http://www.google.com/bsd
* Google MAC Search – http://www.google.com/mac
* Google Microsoft Search – http://www.google.com/microsoft
* Google Katrina Search – http://www.google.com/katrina
* Google Answers – http://answers.google.com
* Google Ride Finder – http://labs.google.com/ridefinder
* Froogle – http://froogle.google.com

Outros serviços

* Google Maps – http://maps.google.com
* Google AdSense – http://www.google.com/adsense
* Google Adwords – http://adwords.google.com
* Google Groups – http://groups.google.com
* Google News – http://news.google.com
* Google Earth – http://earth.google.com
o Google Moon (Lua) – http://moon.google.com
o Google Mars (Marte) – http://www.google.com/mars
* Google Talk – http://www.google.com/talk
* Google Web Accelerator – http://webaccelerator.google.com
* Google Secure Access – http://wifi.google.com/download.html
* Google Compute – http://toolbar.google.com/T4/
* Google Desktop – http://desktop.google.com
* Google Base – http://base.google.com
* Google Labs – http://labs.google.com
* Google Notebook – http://www.google.com/notebook
* Google Agenda – http://www.google.com/calendar
* Google Sketchup – http://sketchup.google.com
* Google Academic – http://scholar.google.com.br/schhp?hl=pt-BR
* Google Spreadsheets – http://spreadsheets.google.com
* Google Docs – http://docs.google.com
* Google Mail – http://mail.google.com
* Google Reader – http://www.google.com/reader
* Google Page Creator – http://pages.google.com
* Google Pack – http://www.google.com/pack
* Orkut – http://www.orkut.com
* Youtube – http://www.youtube.com

1 Response to “Artigo Interessante sobre a GOOGLE”



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Buscar no blog:

© Copyright 2007, Leandro Jonk

%d blogueiros gostam disto: